quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Mirrorweave, Deus of Calamity, Platinum Angel, Command, Wild Ricochet

Sem mais demoras, algumas questões que continuam a levantar dúvidas.


P: Se eu fizer um Espelho Prolífero (Mirrorweave) num Caverna Mutável (Mutavault) animado (2/2 com todos os tipos de criatura), como ficam as criaturas em jogo? Ficam 2/2 com todos os tipos de criatura?

R: Não, não ficam. O que o Mirrorweave faz é pegar na criatura alvo e fazer uma cópia dos valores impressos da mesma, certo? Ao copiar a criatura alvo o mirrorweave não vai levar em conta efeitos que estejam a ser aplicados naquela criatura, ou seja, o resultado será que todas as criaturas em jogo ficam iguais a um Mutavault não animado. São todas terrenos até ao final do turno.

Como nota adicional, note-se que caso isto seja feito quando as criaturas já estejam em combate serão removidas de combate porque terrenos que não sejam criaturas tambem não podem atacar.

-----------------------------------------

P: Tenho um Deus da Calamidade (Deus of Calamity) na mesa e um Reflexo de Cólera (Rage Reflection). Ataco com o Deus que não é bloqueado. Tendo em conta a habilidade do Deus de partir terrenos sempre que dá 6 ou mais dano a um jogador, e que com o double strike que o encantamento concede, poderá o Deus partir dois terrenos visto que vai dar duas vezes 6 de dano? E com outras cartas como Gralha Larápia (Thieving Magpie)?

R: Uma triggered ability, como é o caso da habilidade do Deus of Calamity, activa sempre que a condição de trigger se verifica, e vai para a stack na prócima oportunidade (imediatamente antes de algum jogador receber prioridade) e no caso posto acima seria "triggered" duas vezes, uma na fase de dano de combate de iniciativa e outra na fase de dano normal. Com a thieving magpie aconteceria exactamente o mesmo, ela dá dano em duas ocasiões distintas, logo temos dois triggers para resolver.

-----------------------------------------

P: Estás a fazer Dredge e uma das cartas que colocas no cemitério é uma Bênção de Géia (Gaea's Blessing), quando é activada a abilidade da blessing? Depois do Dredge resolver? A carta que estamos a fazer Dredge volta para a mão na mesma?

R: A Gaea's Blessing tem, como o Deus of Calamity uma triggered ability. Quando o evento que faz o trigger acontecer a habilidade vai para a stack na próxima oportunidade que tiver. Como ainda estás no meio da resolução do dredge, tens que acabar esse processo, devolvendo a carta escolhida para a mão e só depois é que a habilidade da Blessing é posta na stack. Mesmo aqui ela não resolve logo, dando oportunidade a ambos os jogadores de responder. Resumindo, há muita coisa que se pode fazer antes de o cemitério ser baralhado no grimório.

-----------------------------------------

P: Faço Ricochete Selvagem (Wild Ricochet) num Comando Profano (Profane Command) que tem o modo de devolver uma criatura do cemiterio pa jogo e o modo de dar -X/-X, posso devolver duas criaturas para jogo e dar duas vezes -X/-X?

R: Claro que sim, mas com certos cuidados para não haver erros. Neste caso o que vai acontecer é que vamos mudar os alvos de um spell na stack e vamos colocar uma copia de um spell na stack com novos alvos quando o Ricochete resolver. Temos que nos lembrar é que no caso do spell original o controlador é quem o jogou e no caso da cópia é quem colocou a cópia na stack. Assim sendo, escolhemos uma criatura do cemitério do controlador do Comando, e uma criatura qualquer para dar -X/-X. E escolhemos uma criatura do cemitério do jogador que jogou o Ricochete e que colocou a cópia na stack, e uma outra criatura qualquer para dar outros -X/-X. O resultado final é uma criatura devolvida para cada um e duas criaturas que recebem -X/-X. Note-se que ambos os alvos terão que estar anunciados antes da resolução do Comando, por isso não será possivel dar o -X/-X às criaturas que serão devolvidas pelo Comando e pela cópia.~

-----------------------------------------

P: Se eu tiver um Anjo de Platina (Platinum Angel) em jogo não posso mesmo perder o jogo? No caso do Pacto da Negação (Pact of Negation), por exemplo.

R: Exactamente. O Anjo evita que o jogador que o controla perca o jogo, seja qual for o estado do jogo ou o efeito. No entanto devo relembrar que penalidades dadas por um Judge não são nem um estado de jogo nem um efeito. No caso dos Pactos, caso o jogador escolha não pagar está tudo bem. O problema é se se esquece do trigger do Pacto várias vezes. Isto vai fazer com que a penalidade(que normalmente seria um warning em eventos do tipo competitivo e em profissional) seja agravada a cada vez após a primeira. E isto sim pode fazer com que o jogador perca o jogo.

-----------------------------------------

Acho que é tudo por esta semana. Vou ver se consigo fazer contribuições mais frequentes e provavelmente para a semana vamos ter muitas questões uma vez que se realizam os nacionais de Magic neste fim-de-semana. Até lá fiquem bem, joguem muito e acima de tudo, divirtam-se!

Mendes

Sem comentários: