sábado, 23 de agosto de 2008

Demigod of Revenge, Runed Halo, Spitemare e algo mais...

Ora cá vai o primeiro post com resposta para algumas dúvidas.

--------------------------

P: Quando devo anular um Semideus da Vingança (Demigod of Revenge) para que este não volte para jogo?

R: Os Semideus da Vingança têm uma triggered ability que faz trigger quando o Semideus é jogado. Como não pode ser imediatamente posta na stack (ainda estamos a anunciar o Semideus) é colocada automáticamente na stack no final do Semideus estar jogado. Isto faz com que a configuração seja: 1º Semideus da Vingança - 2º Triggered ability do Semideus. Acontece muitas vezes, que os jogadores, com a pressa de anular o Semideus, ou simplesmente porque não se aperceberem da situação, anulam o Semideus sem deixar a triggered ability resolver. Isto faz com que a stack se pareça com: 1º Semideus da Vingança - 2º Triggered ability do Semideus - 3º Counter para o Semideus. Ora, se assim for, o counterspell resolve primeiro anulando o Semideus e pondo o mesmo no cemitério. Como logo de seguida a triggered ability resolve, esse mesmo Semideus será devolvido para jogo. Não se pode dizer que tenha sido um resultado ideal para o jogador do counter, pois não?

Neste caso a jogada correcta, se se queria evitar que o Semideus voltasse para jogo, seria deixar que a triggered ability que devolve os Semideus para jogo resolvesse (devolvia apenas os que se encontrassem nos cemitérios) e só depois anular o Semideus que tinha sido jogado.

--------------------------

P: Posso nomear "Espírito" para uma Auréola Rúnica (Runed Halo)? Existem tokens com esse nome!

R: Tokens não são cartas (CR 216.2)(*), logo não podem ser nomeadas para uma Auréola Rúnica. Existem no entanto cartas que têm o mesmo nome que certas tokens, por exemplo Assembly-Worker. Estas podem ser nomeadas para a Auréola Rúnica.

(*) As Comprehensive Rules (CR) contém todas as regras de Magic. Foram criadas e são actualizadas regularmente com o objectivo de serem a autoridade suprema do jogo.
--------------------------

P: Eu ataco com um Carniceiro Incandescente (Smoldering Butcher) e o meu oponente bloqueia com uma Égua Maligna (Spitemare). Ele diz que a habilidade da Égua faz trigger, e eu digo que não porque o Murchar substitui o dano por marcadores -1/-1. Quem tem razão?

R: O oponente está correcto. Dano de Murchar é dano na mesma, a diferença é que quando dano normal é dado, esse dano fica na criatura até ela ser regenerada ou até ao Cleanup. O mesmo não acontece com o dano de Murchar. Nestes casos, o dano é dado e em vez de ficar na criatura o dano, o que fica na criatura são os marcadores -1/-1.

Outra questão que já surgiu também é: "Ah! Então no final do turno estes marcadores -1/-1 desaparecem, como acontece com o dano nas criaturas!". Isto não acontece, porque não existe evento nenhum que limpe estes marcadores, como existe para o dano. Os marcadores ficam na permanente.

--------------------------

P: Se eu puser em jogo uma Esvoaçadora do Pântano (Marsh Flitter) com uma Torrente de Almas (Torrent of Souls) pagando mana vermelho e mana preto, as tokens recebem +2/+0 e ímpeto?

R: Hmm, temos pena mas não. As tokens são postas em jogo pela triggered ability da Esvoaçadora do Pântano, e essa só vai para a stack e eventualmente resolve após a Torrente de Almas acabar de resolver. Na altura em que as tokens entram em jogo já a Torrente fez o trabalho que tinha para fazer e está a fazer tijolo no cemitério.

--------------------------

P: Eu tenho uma Imagem do Destino (Figure of Destiny) que já está 8/8, Voadora, com Iniciativa etc... Posso usar por exemplo um Ofidioforme (Snakeform) para que ele perca a iniciativa e dê 8 de dano no passo de dano de combate da iniciativa e mais 1 no passo de dano de combate normal?

R: Não, esse "truque" não funciona. Uma criatura só atribui dano de combate no passo de dano de combate normal se não deu dano antes, ou se tiver golpe duplo.

Mendes

Sem comentários: