sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Reveillark, Incremental Blight, Primal Command, Ember Gale, Merrow Reejerey, Wither, Flagstones of Troikar, Magus of the Moon, Reflecting Pool

Boas! Afinal os Nacionais correram relativamente bem e não foram muitas as situações a aparecer.


P: Tenho um Gargadonte Maior (Greater Gargadon) suspenso e um Asas da Alvorada (Reveillark) em jogo. O que aconteceu foi o seguinte: sacrifiquei o reveillark para o Greater gargadon, e depois sacrifiquei mais duas criaturas. O meu oponente disse-me que as criaturas que eu tinha sacrificado depois do Gargadon não podiam ser devolvidas pelo Reveillark. Ele tinha razão ou fui enganado?

R: Ele tinha mesmo razão. Quando o Reveillark é posto no cemitério a habilidade dele faz trigger e vai para a stack. Sempre que alguma mágica ou habilidade é colocada na stack, se tiver alvos esses alvos terão que ser declarados. Nesta altura ainda as criaturas estão em jogo e por isso não são alvos válidos para o reveillark.

-------------------------------------------------------

P: O meu oponente jogou um Comando Primário (Primal Command) escolhendo o modo de por uma permanente não criatura no topo do grimório do dono (uma ilha minha) e o modo de procurar uma criatura no grimório dele e por essa criatura na mão. Após o jogo ele disse-me que tinha medo que eu devolvesse a minha ilha para a mão e isso fizesse com que ele não pudesse ir buscar a criatura que lhe ganhou o jogo ao grimório. Como seria isso possível?

R: Há uma razão muito simples. No caso de uma mágica ou habilidade ter perdido TODOS os seus alvos ao resolver essa mágica ou habilidade é anulada por falta de alvo. Como neste caso o Command só tinha um alvo (podemos ver facilmente que só há uma instância da palavra "alvo")e, no caso de esse alvo se tornar inválido por alguma razão (protecção, ter saído do jogo, etc) todo o efeito do comando é anulado, mesmo a parte do modo que não tem alvos.

-------------------------------------------------------

P: O meu oponente joga um Ventania Incandescente (Ember Gale) e ele resolve. Mais tarde naquele turno eu devolvo uma criatura minha do cemitério para jogo. A criatura que devolvi pode bloquear?

R: Não, a criatura não pode bloquear. A razão para isto é que um efeito contínuo que modifique características de permanentes ou o controlador de um objecto e que seja gerado pela resolução de uma mágica ou habilidade verifica os objectos a que se aplica quando o efeito começa a aplicar-se, ou seja, após resolver. Se repararem, no caso do Ember Gale ele é de uma mágica mas não modifica nem características das cartas nem controladores de objectos, certo? Então neste caso está a modificar as regras do jogo. E este tipo de efeitos contínuos aplica-se a todos os objectos, mesmo os que não estavam em jogo quando o efeito se iniciou.

-------------------------------------------------------

P: Ontem durante um jogo um amigo meu tinha Reejerey Sirenídeo (Merrow Reejerey) em jogo e jogou um outro Tritão, o Adepto Prateobrânquio (Silvergill Adept). Depois disto ele comprou a carta do Silvergill e queria, depois disso, desvirar uma permanente. Ele pode fazer isso? Pode desvirar?

R: Bem, ele não pode desvirar a permanente. O que aconteceu foi que ao ele jogar o Silvergill, o evento de trigger do Reejerey teve lugar. Assim sendo, a ordem dos objectos na stack, de baixo para cima seria: Silvergill Adept -> Triggered Ability do Reejerey. Como a stack resolve a partir do topo, a triggered ability do Reejerey teria que ser resolvida para que o Silvergill Adept pudesse entrar em jogo e a sua própria trigger fosse para a stack e resolvesse. Quando uma triggered ability que é opcional e não tem consequências é esquecida, assumimos que o jogador decidiu não a utilizar e simplesmente continuamos o jogo.

-------------------------------------------------------

P: Uma mágica com apenas um alvo pode ser por exemplo uma Sementes de Força (Seeds of Strength) que dá os três marcadores +1/+1?

R: Não, nesse caso, embora as Seeds só afectem uma criatura tem na mesma três alvos. Uma mágica tem tantos alvos como instâncias da palavra "alvo" no seu texto.

Algumas mágicas até necessitam vários alvos diferentes, como é o caso do Ensoamento Incremental (Incremental Blight).

-------------------------------------------------------

P: O Murchar funciona fora do jogo? Por exemplo, se eu usar um Selfless Exorcist num Estripador da Foice (Sickle Ripper) no meu cemitério, ele recebe contadores -1/-1?

R: No caso acima o Exorcist vai receber os marcadores. Caso a fonte do dano tenha Murchar, em vez de ficar o dano na criatura, colocam-se marcadores -1/-1. O mesmo é verdade para outras habilidades, como por exemplo voar, iniciativa, etc... As habilidades estão na carta, podem é não ter relevância na zona onde se encontram. Voar, Iniciativa, Ímpeto e muitas outras não fazem nada sem que estejam numa permanente.

Para dizer a verdade, o Murchar não "funciona" nunca porque a habilidade não faz nada por ela própria, funciona como uma qualidade da fonte do dano que altera se o dano dado a uma criatura fica nela ou se ficam marcadores -1/-1.

-------------------------------------------------------

P: Se eu tiver um Magus da Lua (Magus of the Moon) em jogo, as minhas Lajes de Troikar (Flagstones of Trokair) ainda são lendárias? Se sim, se ele jogar outras, a habilidade vai activar?

R: Sim, e não. O Magus apenas muda o subtipo das Flagstones, e "Lendário" é um supertipo, como "Básico" ou "Mundo", e assim sendo continuam a ser Lendárias e caso haja duas em jogo, porque partilham o mesmo nome são postas no cemitério dos donos quando os State-based Effects forem verificados.

Quanto à segunda parte a resposta é não, não há trigger. Ao dar um subtipo de um terreno basico a um terreno qualquer isso faz com que aquele terreno "perca" o seu texto e seja tratado como se tivesse o texto daquele terreno básico, permitindo-o virar para dar mana específico (planícies mana branco, florestas mana verde, etc). Como o Magus remove o texto das Flagstones e o substitui por " Tap : Adicione R à sua reserva de mana." elas não terão a triggered ability quando forem para o cemitério.

-------------------------------------------------------

P: Se eu tiver um Bosque Vívido (Vivid Grove) sem marcadores e uma Lagoa Espelhada (Reflecting Pool) em jogo, que mana é que a Reflecting Pool pode produzir?

R: Neste caso a Reflecting Pool pode adicionar mana de qualquer cor à tua reserva de mana. Os tipos de mana que um terreno "possa produzir" são todos os tipos de mana que o terreno produziria se uma das suas abilidades de dar mana resolvesse naquela altura. Não interessa se a podem jogar ou não, interessa é o tipo de mana que daria se jogassem a habilidade. No caso dos terrenos vívidos, poderiam dar qualquer tipo de mana.

-------------------------------------------------------

P: E se eu tiver um Rio de Lágrimas (River of Tears) e a Lagoa Espelhada (Reflecting Pool)? Assim entao posso adicionar mana preto ou azul à minha reserva de mana a qualquer altura!

R: Ora, nem por isso. Como eu disse, o mana que um terreno "pode produzir" é o que a permanente produziria se uma habilidade do terreno resolvesse. No caso do River of Tears ele ou dá mana preto ou mana azul, dependendo de uma condição. Assim sendo, a habilidade do River quando ainda não jogamos um terreno no turno apenas irá produzir mana azul. E é isso que a Reflecting Pool vai produzir também. Se depois no turno jogarmos uma outra Reflecting Pool, podemos adicionar mana preto apenas á reserva de mana com qualquer uma delas porque a habilidade do River of Tears só produz mana preto.

-------------------------------------------------------

Ora, acho que está tudo... Agora com os prereleases e launch parties à porta, de certeza que vamos ter novas questões e interacções para analisar, até à proxima!

Mendes

Sem comentários: