sexta-feira, 19 de junho de 2009

Conselhos úteis para quem vai jogar nos Nacionais 2009

1. Verifiquem SEMPRE as listas pelo menos duas vezes, tanto de constructed como de limited.

2. Sejam pontuais. Isto serve tanto para o início de cada ronda como para a hora de início de evento nos dois dias. Os horários são para se cumprir.

3. Cuidado com os erros durante o torneio. Os Game Play Errors podem acumular-se facilmente, e embora não sejam escalados como os outros para repetições, o melhor é nem se porem nessa situação.

4. Não façam batota. Nós vamos apanhar quem enveredar por esse caminho, de certeza. Isto inclui não abusar de situações que embora não tenham sido criadas por vocês lhes poderão dar vantagem se abusarem delas. Se cheira mal já de si, não mexam mais porque cheira ainda pior.

5. Entre rondas verifiquem se têm os decks de acordo com a lista. Verifiquem o numero de cartas, etc.

6. Mantenham o Sideboard e o Deck sempre perfeitamente identificáveis. Não juntem cartas na caixa/local de armazenamento do deck. Ao ser feito um deckcheck todas as cartas que não sejam perfeitamente identificadas como deck/sideboard poderão potencialmente ser consideradas como se as estivessem a usar. Evitem confusões.

7. Em caso de dúvidas chamem um judge. Estamos lá para ajudar e para resolver os assuntos que aparecerem. Lembrem-se também que no caso de acharem que um ruling está incorrecto, há sempre hipótese de recorrerem ao Head Judge do evento.

8. Levem papel, caneta e tudo mais. Não custa nada fazer as coisas como deve ser. Isto é uma prática simples que muitos jogadores ignoram, e embora às vezes se arranje canetas e papel, nos nacionais o volume de jogadores é tanto que eventualmente a fonte seca.

9. Baralhem sempre o deck do oponente. Não deixem de fazer isso e depois venham queixar-se que foram enganados porque ele stackou etc (mais uma vez, se tiverem razões válidas para ter alguma suspeita chamem um judge, não tentem resolver sozinhos criando ainda mais irregularidades).

Bem, acho que estes são alguns dos pontos mais importantes. Se me lembrar de mais alguma coisa eu adiciono aqui.

Fiquem bem,

Paulo Mendes

Sem comentários: