quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Sword of the Meek



Surgiram inúmeras questões acerca desta carta, vou explicar algumas situações de seguida e se ainda houver alguma dúvida depois esclareço essas dúvidas também.

Situação 1:
Dean sacrifica a Sword of the Meek para o Thopter Foundry. Após a habilidade resolver e a ficha 1/1 entrar sob o controlo dele, o oponente destrói a ficha com a triggered ability da Sword na stack. A questão é se a Sword volta para o campo de batalha mesmo sem criatura para onde voltar ou se fica pelo cemitério à espera que uma outra criatura 1/1 entre em jogo.

Esta é uma questão relativamente simples. A Sword volta, mas como não existe a criatura à qual se devia anexar, fica simplesmente no campo de batalha e o jogador terá que pagar o custo de equipar para a poder anexar a outra criatura. Note-se que a triggered ability não faz nenhuns alvos mas mesmo assim, ao resolver, a criatura que desencadeou a habilidade é conhecida e identificada pelo jogo.


Situação 2:
Basicamente o mesmo que a situação 1, com a diferença que a criatura não é um Thopter mas sim um Angelic Curator (1/1 com Prot. Artefactos).

Neste caso, devido à protecção, a Sword não pode ser anexada à criatura embora ela esteja em jogo. O resultado final é o mesmo da situação 1, com a Sword a voltar para o campo de batalha e ficar por lá sem equipar nada.

Situação 3: O Sam controla uma Night of Souls' Betrayal. O Dean sacrifica a Sword of the Meek para a sua Thopter Foundry. A Sword volta para jogo?

As criaturas entram em jogo com as características modificadas pelos efeitos contínuos que se apliquem. Neste caso, o Thopter vai entrar em jogo 0/0 e falecer. A Sword fica no cemitério uma vez que a condição do trigger não se verificou.

Situação 4:
O Dean controla uma Glorious Anthem, Thopter Foundry e Sword of the Meek. Sacrifica a Sword para a Foundry.

Podemos afirmar com relativa certeza que o Dean não é muito inteligente. A Anthem vai fazer o Thopter 2/2 o que faz com que a Sword fique no cemitério. E era uma vez um combo fixe...


Situação 5:
A criatura deixa de ser 1/1 devido a um Humble conjurado pelo oponente e que resolve antes da resolução da triggered ability da Sword.

Ao contrário do que se possa pensar, mudança do poder/resistência da criatura nesta altura não faz diferença nenhuma e a Sword vai voltar para jogo e anexar-se à criatura. Uma vez que a condição se verificou e a habilidade foi desencadeada, o jogo não volta a ter necessidade de verificar o poder e a resistencia da criatura (se houvesse alvos a questão seria diferente). Ficamos então com uma criatura 0/1 sem habilidades equipada com a Sword of the Meek, que a torna uma 1/3.


Por hoje é tudo!

Paulo Mendes

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